GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Estado iniciará gestão de resíduos sólidos em municípios de Consórcio Municipal

 

Com o objetivo de implementar a gestão de resíduos sólidos e aterro sanitário, cinco municípios paraenses formaram o Consórcio Municipal CONCISSS - Castanhal, Inhangapi, Santa Izabel do Pará, Santa Maria do Pará e São Francisco do Pará. Na segunda-feira (2), técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) e da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) se reuniram com representantes do Consórcio para definir como as ações serão organizadas nos próximos meses. “O Termo de Cooperação Técnica entre o Consórcio e a Sedop existe desde 2018, mas nunca saiu do papel. Queremos dar oportunidade para que estes municípios deem andamento ao projeto. Esta é uma forma de beneficiar as localidades que têm menos de 20 mil habitantes, e que buscam a captação de recursos para a gestão de resíduos”, explicou o secretário adjunto de Gestão e Desenvolvimento Urbano da Sedop, Valdir Acatauassu. De acordo com o secretário, a Sedop se comprometeu a iniciar as avaliações para a construção de centros de triagem em cada um dos cinco municípios. “Vamos começar de maneira imediata. A partir delas é que veremos a viabilidade para as construções dos espaços”, complementou. As obras destinadas ao Consórcio serão financiadas por meio de convênio entre governo do Estado e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) [...] (AGÊNCIA PARÁ, 2020).

 

Disponível em: https://agenciapara.com.br/noticia/16719/. Acesso em: 19 jun. 2020.

 

Considerando o contexto dos projetos de aterros sanitários para resíduos sólidos urbanos, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.

 

I – O chorume é um líquido que tem como características a cor escura, o mau cheiro e a elevada DBO.

 

PORQUE

 

II – É resultante da decomposição de substâncias contidas nos resíduos sólidos, tendo alto potencial de contaminação do solo.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.




  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • As asserções I e II são proposições falsas.