GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Campanha arrecada 3 toneladas de lixo eletrônico em Nova Andradina

 

A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, realizou mais uma edição da coleta de lixo eletroeletrônico, na Praça Brasil. Foram recebidos diversos materiais, totalizando mais de 3 toneladas. Graças à parceria feita com a BSY Resíduos, os materiais foram transportados num caminhão de coleta especializado e licenciado para resíduos perigosos até a Associação Recic.LE, localizada em Campo Grande, onde terão a destinação correta. Nessa edição foram recolhidos televisores, computadores, impressoras, telefones celulares, aparelhos de som, geladeiras, freezers e ar condicionado, entre outros. O secretário Hernandes Ortiz, disse que o lixo eletroeletrônico, além de ocupar espaço nas residências, possui componentes contaminantes que degradam o solo e água, causando sérios problemas ao meio ambiente [...] (NOVA NEWS, 2020).

 

Disponível em: https://www.novanews.com.br/noticias/cidades/campanha-arrecada-3-toneladas-de-lixo-eletronico-em-nova-andradina. Acesso em: 19 jun. 2020.

 

Considerando o contexto dos aterros de resíduos perigosos, avalie as afirmativas a seguir:

 

I – O local do aterro de resíduos perigosos deve ter iluminação e força de modo a permitir uma ação de emergência mesmo à noite.

II - O local deve possuir sistema de comunicação interno e externo, para pelo menos permitir o seu uso em ações de emergência.

III - Todas as instalações que tratem, estoquem ou depositem resíduos perigosos devem possuir sistema de monitoramento de águas subterrâneas.

IV - A instalação deve ser monitorada durante a sua vida útil, incluindo o tempo de pós-fechamento.

 

É correto o que se afirma em:




  • I, II, III e IV.

  • I e II apenas.

  • II, III e IV apenas.

  • I, II e III apenas.

  • II e III apenas.