GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Patos de Minas produz 120 toneladas de lixo por dia e Aterro Sanitário fica próximo do limite

 

Em uma sociedade cada vez mais consumista, onde quase tudo é descartável, a produção de lixo impressiona e se torna um desafio para os gestores dos recursos públicos. Em Patos de Minas, os cerca de 160 mil habitantes produzem uma média de 120 toneladas de lixo por dia. Uma montanha de descartáveis que vai exigir criatividade da Administração Pública dentro de pouco tempo. O lixo que sai das residências é coletado em caminhões, duas vezes por semana nos bairros e diariamente no centro da cidade, e levado para o Aterro Sanitário. Não há reaproveitamento de descartáveis, todo o material descartado é coberto por terra e apenas é feita a coleta de chorume e o controle de gás para evitar a contaminação do ar, do solo e de nascentes [...] (PATOS HOJE, 2020).

 

Disponível em: https://www.patoshoje.com.br/noticia/patos-de-minas-produz-120-toneladas-de-lixo-por-dia-e-aterro-sanitario-fica-proximo-do-limite-46590.html. Acesso em: 19 jun. 2020.

 

Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:

 

I – A escolha do local para implantação de um aterro deve atender ao planejamento do desenvolvimento econômico-social e urbano da região (Plano Diretor).

II – As condições operacionais do aterro devem ser planejadas ainda na fase de projeto, visto que, determinarão a manutenção dos aspectos sanitários da instalação.

III – Para que um aterro sanitário mantenha um bom padrão de funcionamento, faz-se necessária a existência de estruturas de controle, como uma balança rodoviária.

IV – A enorme quantidade de variáveis complica o processo de seleção e demanda que sejam consideradas diversas alternativas antes da definição final.

 

É correto o que se afirma em:




  • I e IV apenas.

  • I, II, III e IV.

  • I, II e III apenas.

  • II, III e IV apenas.

  • I, III e IV apenas.