GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


Leia o trecho da reportagem a seguir.

 

Moradores são habilitados para realizar coleta seletiva de lixo no Conjunto Açucena

 

Cerca de 20 moradores do conjunto habitacional Jardim Açucena, na Zona Sul de Macapá, participaram, em abril de 2019, de um curso sobre destinação correta de lixo. A ação é um preparativo para implantação do projeto de coleta seletiva no local. Segundo Adrian Castelo, chefe da Divisão de Planejamento e Monitoramento da Limpeza Pública do município, o objetivo é repetir no Jardim Açucena o Comitê de Gestão Ambiental e Patrimonial existente no habitacional São José, ambos construídos pelo "Minha Casa, Minha Vida". "A gente está trabalhando a questão da educação ambiental nos conjuntos São José e Açucena. O São José já tem elaborado e instalado um Comitê de Gestão Ambiental e Patrimonial aonde já desenvolve esse serviço de coleta seletiva e reciclagem", explicou Castelo. No São José, além da coleta seletiva de lixo, o Comitê de Gestão Ambiental já realiza um trabalho de reaproveitamento de óleo de cozinha para fabricação de sabão orgânico.

 

Disponível em: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2019/04/06/moradores-sao-habilitados-para-realizar-coleta-seletiva-de-lixo-no-conjunto-acucena.ghtml. Acesso em: 8 abr. 2019.

 

Considerando os serviços de limpeza urbana, como por exemplo a coleta seletiva, assinale a alternativa correta.

 




  • A limpeza urbana refere-se apenas aos serviços de varrição, capina e poda de árvores, quando estas prejudicam a mobilidade urbana.

  • A limpeza urbana é de competência do Estado, visto que os municípios não possuem recursos para tal atividade.

  • A coleta seletiva não contribui com os serviços de limpeza urbana, pois apresenta um custo elevado, o que a torna inviável.

  • A implantação da coleta seletiva é um grande desafio dos municípios devido à falta de recursos financeiros e de infraestrutura.

  • A coleta seletiva é importante apenas do ponto de vista ambiental, pois segrega os resíduos na fonte geradora.