LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL


A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada em junho de 1992 no Rio de Janeiro, marcou a forma como a humanidade encara sua relação com o planeta. Foi naquele momento que a comunidade política internacional admitiu claramente que era preciso conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a utilização dos recursos da natureza (SENADO, s.d).

 

SENADO. Conferência Rio-92 sobre o meio ambiente do planeta: desenvolvimento sustentável dos países. s.d. Disponível em:  https://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/rio20/a-rio20/conferencia-rio-92-sobre-o-meio-ambiente-do-planeta-desenvolvimento-sustentavel-dos-paises.aspx. Acesso em: 10 jun. 2019.

 

Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções e a relação proposta entre elas.

 

I – Dentre os princípios proclamados na Rio-92 está a vulnerabilidade ambiental, onde se reconhece que países emergentes têm maior disponibilidade de recursos naturais preservados

 

PORQUE

 

II – Têm menor vulnerabilidade nesses ecossistemas, devido à falta de recursos para controle e desenvolvimento de tecnologias, além da escassez de políticas públicas ambientais.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

 




  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.