CARTOGRAFIA BÁSICA E GEOPROCESSAMENTO


Leia o texto abaixo considerando as dificuldades referente ao conceito de geoprocessamento e seus apêndices.

 

Como fazer estudos ambientais sem dados? Como conduzir o planejamento ambiental e a gestão ambientais, onde são geoincluídos e postos em evidência os produtos da CD [Cartografia Digital], do SR [Sensoriamento Remoto] e do GPS [Sistema de Posicionamento Global], diante dos entendimentos e direcionamentos equivocados com que são percebidos, administrados e utilizados os dados e a informação sobre o ambiente? (Xavier da Silva, 2009).

 

Com base nas indagações do autor assinale a assertiva que identifica o conceito de geoprocessamento.




  • O geoprocessamento faz uso de técnicas computacionais e matemáticas para tratar dados georreferenciados e transformá-los em produtos cartográficos, gerando assim os mapas digitais que é a finalidade do geoprocessamento.

  • A técnica do geoprocessamento se relaciona a um conjunto de tecnologias destinadas a coleta e tratamento de informações espaciais, assim como o desenvolvimento de novos sistemas e aplicações, com diferentes níveis de sofisticação, bem como integrado a várias disciplinas, equipamentos, programa e processos.

  • O geoprocessamento preocupa-se, sobretudo, em apresentar um modelo de representação de dados para os processos que ocorrem no espaço geográfico.

  • O surgimento do geoprocessamento está intrinsecamente ligado ao tratamento de imagens digitais e tem como finalidade obter informações sobre fenômenos ou objetos do mundo virtual.

  • Os dados geográficos que são provenientes de diversas fontes, como por exemplo fotografias aéreas, imagens de satélite, folhas topográficas, mapas, relatórios estatísticos e outras fontes de informação constituem na base do geoprocessamento.