GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS


Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre distribuição e demanda de água no Brasil e no mundo e os aquíferos.

 

O maior aquífero do mundo se localiza, inteiramente, no Brasil. Trata-se de uma riqueza estratégica e, como tal, exige dos gestores e usuários muita responsabilidade na exploração e consumo de água:

“Debaixo da terra existem lagos gigantes, de água potável, chamados aquíferos. Até agora, o maior do planeta era o Guarani, que se espalha pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Mas, um grupo de pesquisadores acaba de revelar que o aquífero Alter do Chão, que se estende pelo Amazonas, Pará e Amapá, é quase duas vezes maior”.

(Fonte: <http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/noticias-antigas/aquafero-alter-do-chapso-a-c-o-maior-reservata3rio.2019-03-15.3692202018>, acesso em Mai. 2019).

 

Podemos definir aquífero como:

 




  • Reservatório d’água natural, subterrâneo, que ocorre exclusivamente em rochas metamórficas. Em razão da baixa porosidade e permeabilidade dessa rocha, a quantidade de águas represadas é estável, ou seja, não há reabastecimento.

  • Uma formação geológica capaz de armazenar água e não mais transmiti-la, ou seja, trata-se de um reservatório de capitação, onde a água é incapaz de circular, tornando-se inacessível à exploração humana.

  • Todo reservatório de água cujas características físico-químicas são consideradas especialmente benéficas à saúde. Sua armazenagem se dá em solos arenosos, confinados entre duas camadas de rochas impermeáveis.

  • Reservas de água potável que apresentam temperaturas relativamente altas, elevada concentração de matéria orgânica dissolvida, derivada de decomposição, e elevada turbação, em razão do número de algas e bactérias.

  • Uma formação geológica capaz de armazenar água em seus espaços vazios e transmiti-la, possibilitando seu aproveitamento econômico, bem como sua circulação, segundo a permeabilidade e coeficiente de armazenamento.