DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO
Para atender aos preceitos da educação inclusiva é preciso estruturar flexibilizações e adequações nos objetivos de aprendizagem; nos conteúdos; nas metodologias propostas; nos materiais; no processo de avaliação; no espaço físico e na organização do tempo. A autora Lopes (2010) descreve algumas sugestões, possibilidades e necessidades de flexibilização e adequações. Dentre eles:
I - Adaptações de objetivos de aprendizagem: se refere ajustes e modificações realizadas pelo professor nos objetivos pedagógicos constantes de seu plano de ensino, de forma criteriosa e responsável para não ocorrer empobrecimento do currículo.
II - Adaptações de conteúdos: objetiva garantir que os conteúdos curriculares estejam relacionados aos objetivos de ensino e planejamento do ano escolar.
III - Adaptações de método de ensino e da organização didática: Se refere a adequação do método de ensino às necessidades de cada aluno, considerando seus estilos e ritmos. Considerar que somente em casos de deficiência, os estudantes necessitam de diferentes adequações e metodologias.
IV - Adaptações no processo de avaliação: referem-se a ajustes e flexibilizações, modificação nas técnicas e nos instrumentos utilizados, preservando sua relação com os objetivos e os conteúdos estabelecidos.
V - Adaptações do espaço físico e da organização do tempo: trata-se de ações cujo compromisso é garantir a todos os estudantes o acesso ao conhecimento. Ofertar um serviço que respeite os tempos, espaços, estilos e ritmos de cada um.
Marque a sequência de alternativas corretas: