CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA
No dia-a-dia as pessoas e as crianças em particular, dividem, repartem, distribuem coisas. essas experiências constituem o ponto de partida para o trabalho com a divisão que por sua vez possui duas ideias: a de medida (M) e a de repartir (R) em partes iguais.
A ideia da divisão é de repartir (R) quando o número de agrupamentos a ser formado é conhecido, e queremos saber a quantidade de elementos em cada agrupamento. Esta ideia vale para divisão exata e para as que sobram reto, ou seja, que não são exatas.
A ideia é de medida (M) quando o número de elementos de cada agrupamento a ser formado é conhecido e precisamos determinar quantos agrupamentos serão formados.
Com base neste estudo, analise as situações problema e identifique se a ideia é de medir ou repartir. Em seguida assinale a sequência correta.
I – Em uma gincana na escola Ana ganhou 9 chocolates. Ela quer repartir com seus 3 irmãos. Quantos chocolates vai receber cada um dos seus irmãos?
II – Ari comprou 48 figurinhas e vai dividir estas figurinhas com 8 colegas. Quantas figurinha cada colega vai ganhar?
III- Seu Antonio tem 35 bolinhas de gude e quer montar saquinhos com 6 bolinhas. Quantos saquinhos ele precisa?
IV – Ari colou 48 figurinhas em um álbum. Em cada página foram coladas 6 figurinhas. Quantas páginas foram utilizadas?
V - Marcela recebeu 120 reais de mesada. Ela quer repartir esse dinheiro em 3 quantias iguais. Um ela vai gastar, a outra vai comprar uma blusa e a outra quantia ela vai por no cofrinho. Quanto vai dar cada uma dessas quantias?