(Adaptado Enade 2018) As orientações profissionais bem como suas normas aplicáveis são indispensáveis para a confiabilidade, a qualidade e o profissionalismo da auditoria do setor público. A finalidade das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público – NBASPs do nível 1 é proporcionar uma auditoria independente e produtiva para sustentar os tribunais de contas no desempenho de suas prerrogativas constitucionais e legais. Portanto, a fim de assegurar a confiabilidade às auditorias executadas pelos órgãos especializados na análise das contas públicas, aplica-se a essas normas um sistema de gestão de qualidade.
A partir dessas informações, é correto afirmar que um sistema de gestão de qualidade
confirma a existência de políticas e procedimentos que destaquem a importância de se manter o pessoal-chave nas auditorias, por tempo determinado, para que, nesses trabalhos, o comprometimento e a objetividade sejam mantidos.
assegura que foram seguidos os procedimentos na conferência dos achados e das conclusões da auditoria para que aqueles que foram diretamente afetados por esse trabalho tenham a oportunidade de comentar os resultados após sua finalização.
abrange uma análise periódica em que se utilizam amostras dos processos de auditoria já encerrados, elaborada por auditores que prestaram serviços de auditoria no processo avaliado e que a usam como forma de aprimoramento e aprendizado.
certifica que foram seguidos os procedimentos na conferência dos achados e das conclusões da auditoria para que aqueles que foram diretamente afetados por esse trabalho tenham a oportunidade de comentar os resultados antes de sua finalização.
possibilita que todos os tribunais de contas sigam as mesmas orientações, sejam quais forem as suas competências, estrutura, riscos e tipos de trabalho que realizam.