(Cód. de Cadastro 38760.00066)Em 1824, Joseph Aspdin patenteou um produto chamado de cimento Portland, obtido pela mistura de algumas matérias-primas provenientes da região de Portland na Inglaterra. Tal produto apresentava propriedades interessantes em mistura com a água. A partir de então a sua produção, suas propriedades físico-químicas têm evoluído consideravelmente. (TAVARES, L., 1997). Em relação aos mais variados tipos de cimento Portland, considerando as afirmações:
I) O cimento do tipo CP I é chamado de Cimento Portland Comum, não podendo conter gesso, é apropriado quando há exposição a sulfatos do solo ou de águas subterrâneas e quando não são exigidas propriedades especiais do cimento.
II) O cimento do tipo CP III é chamado de Cimento Portland de Alto Forno.
III) Além dos cimentos Portland tradicionais, são encontrados no mercado cimento Portland branco (estrutural e não estrutural) e nem todos os cimentos são resistente a sulfatos (RS).
IV) O cimento CP III tem maior impermeabilidade e durabilidade, baixo calor de hidratação, alta resistência à expansão - reação álcali-agregado, resistente a sulfatos.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?