CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Como a escrita dos números nos antigos sistemas de numeração era muito complexa e dificultava os cálculos, o homem criou vários instrumentos que auxiliavam a calcular e usava a escrita principalmente para registrar o resultado de contas. Uma das mais antigas máquinas de calcular, e que vem sendo usada há mais de mil anos, é o Ábaco.
“O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com varetas ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair". Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco. Acesso em: 07/02/2017.
Considerando a aplicabilidade do Ábaco na resolução de operações pelas crianças avalie as afirmações abaixo sobre a utilização correta desse material.
I- A contagem no Ábaco inicia-se da direita para a esquerda, na ordem das unidades.
II- A contagem no Ábaco inicia-se da esquerda para a direita, na ordem das unidades.
III- Ao utilizar o Ábaco é importante que os alunos percebam que o zero representa a casa vazia, ou seja, aquela que não tem marcação de continhas.
IV- Ao representar determinada quantidade no Ábaco a notação decimal estará de acordo com a posição das varetas.
V- No sistema de numeração decimal, nunca podem ficar dez peças na mesma posição, ou seja, na mesma vareta. Elas são imediatamente substituídas por outra peça e passadas para o vareta seguinte de valor maior.
É correto apenas o que se afirma em: