ORGANIZAÇÃO DOS TEXTOS ORAIS E ESCRITOS


Você estudou que a correferencialidade existe quando há uma identidade entre o referente e a forma remissiva (isto é, trata-se do mesmo elemento ou da mesma pessoa). Baseando neste estudo, analise o parágrafo a seguir.

 

A mãe de Xuxa, dona Alda Meneghel, morreu nesta terça-feira (8), aos 81 anos. A notícia foi divulgada pela assessoria de imprensa da apresentadora que não disse a causa da morte. A avó de Sasha, por quem foi homenageada recentemente, sofria do Mal de Parkinson há mais de uma década e já estava no último estágio da doença. Há quatro dias, a rainha dos baixinhos usou suas redes sociais para pedir orações à matriarca.

(Adaptado de: http://www.purepeople.com.br).

 

Veja que o referente “Xuxa” foi retomado por diferentes formas remissivas: “apresentadora” e “rainha dos baixinhos”. O referente “Alda Meneghel” foi retomado pelas formas remissivas “avó de Sasha” e “matriarca”.

 

Em relação à correferencialidade e ao mecanismo de referenciação usado nos dois casos por suas formas remissivas, pode-se afirmar que:

 

I. Há retomada correferencial, haja vista que essa retomada constitui uma remissão que retoma o referente como sendo o mesmo já introduzido.

 

II. Há inferenciação pois esta pode ser uma remissão, mas não no sentido correferencial.

 

III. Não há nem correferencialidade e nem inferenciação, haja vista que tais mecanismos não se constituem nem como referentes, nem como formas remissivas.

 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

 




  • I, II e III

  • I e III apenas

  • III, apenas

  • I, apenas

  • I e II, apenas