QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA


Diante de evidências cada vez mais claras de aquecimento global, devido às emissões antropogênicas dos gases de efeito estufa, o Brasil se encontra na posição privilegiada ao dispor de uma matriz energética baseada no uso de energias renováveis. Uma alternativa particularmente relevante no país é a produção de biocombustíveis, como o bioetanol e o biodiesel, que estão sendo usados em motores internos de combustão. (LA ROVERE; OBERMAIER, 2009, p. 68). 

Com base no texto, analise as afirmativas relacionadas à utilização de diversas fontes de energia no Brasil, marque V (verdadeira) ou F (falsa).

 

(  ) A utilização de bioetanol e de biodiesel é favorecida pela redução da área de cultivo das espécies empregadas como matéria-prima para produção desses combustíveis.

(  ) A queima de combustíveis fósseis nos motores de combustão acentua o processo de liberação de gás carbônico, prejudicial ao meio ambiente.

(  ) O bioetanol e o biodiesel, produzidos, respectivamente, a partir de cana-de-açúcar e de oleaginosas, estão sendo utilizados, de forma promissora para uma possível substituição, no futuro, da gasolina e do óleo diesel.

 

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:




  • V – V – F

  • V – F – V

  • V – F – F

  • F – V – V

  • F – V – F