TEORIA DA LITERATURA
Memórias de um sargento de milícias se caracteriza por um entrecruzamento de discursos, fugindo a uma retórica estritamente romântica e misturando o cômico e o sério. Conforme essas informações, determine as afirmativas falsas e verdadeiras:
( ) O enunciado — “Era no tempo do rei” —, pelo qual se inicia a narrativa, remete a duas outras formas de discurso: ao discurso da literatura de gênero fantástico-maravilhoso; e ao discurso histórico que, no caso específico do Brasil, refere-se ao tempo em que a família real aqui permaneceu.
( ) Embora haja situações em que contrastam a ordem e a desordem, o sagrado e o profano, a atmosfera de alegria e humor não alcança um caráter paródico.
( ) O riso, porém, não é riso mordaz, mas o riso da esperteza e da malícia. Não há um episódio sequer, em que não se presencie o riso dos personagens.
( ) Os personagens, rasos psicologicamente, são caracterizados em tipos, em que o próprio nome se torna dispensável e a função valorizada, já que é ela a responsável pela localização do indivíduo no grupo social.
A sequência correta é: