METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA


Segundo a Proposta curricular de Educação de Jovens e Adultos (2001, p. 22), no final da década de 50, as críticas à Campanha de Educação de Adultos dirigiam-se tanto às suas deficiências administrativas e financeiras quanto à sua orientação pedagógica. Denunciava-se o caráter superficial do aprendizado que se efetivava no curto período da alfabetização, a inadequação do método para a população adulta e para as diferentes regiões do país. Todas essas críticas convergiram para uma nova visão sobre o problema do analfabetismo e para a consolidação de um novo paradigma pedagógico para a educação de adultos, cuja referência principal foi o educador pernambucano Paulo Freire.

 

Dessa forma, é correto afirmar que:

 

I O pensamento pedagógico de Paulo Freire, assim como sua proposta para a alfabetização de adultos, inspiraram os principais programas de alfabetização e educação popular que se realizaram no país no início dos anos 60.

II Em janeiro de 1964, foi aprovado o Plano Nacional de Alfabetização, que previa a disseminação por todo Brasil de programas de alfabetização orientados pela proposta de Paulo Freire.

III Paulo Freire elaborou uma proposta de alfabetização de adultos conscientizadora, cujo princípio básico era “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”.

 

São corretas as afirmativas:




  • I e IV.

  • I e II.

  • I, II e III.

  • III apenas.

  • II apenas.