TEORIA DOS NÚMEROS II
São muitas as palavras associadas às grandezas e medidas cujos significados não são muito claros, tais como: grandeza, quantidade, número, medida, medir, medição, unidade... São palavras utilizadas no cotidiano na linguagem comum, mas que têm um significado na matemática. De acordo com Lima (1986) , sua investigação sobre o conceito de fração identificou-se niveis de grandezas contínuas e discretas. De acordo com essas grandezas leias as afirmativas a seguir:
I. Uma quantidade é dita discreta quando possui uma identidade definida constituindo uma entidade separada, isto é, consta de unidades separadas umas das outras, como por exemplo árvores no parque, pessoas em uma festa, quantidade de balas.
II. Uma quantidade é dita contínua quando é divisivel em partes sempre divisíveis e que, portanto não pode resultar de elementos indivisiveis. Consta de partes separadas umas das outras, como por exemplo comprimento de um fio, area de uma superfície, uma barra de chocolate.
III. Pode se dizer que um exemplo de grandeza discreta é distribuir 12 balas entre 4 crianças e um exemplo de grandeza contínua é repartir uma pizza em 8 pedaços e comer dois desses pedaços.
E correto o que se afirma apenas em:
É correto o que se afirma em: