AMÉRICA CONTEMPORÂNEA: IMPERIALISMO E LATINIDADE


O conceito “identidade” tem sido objeto de estudo de antropólogos, historiadores, sociólogos, literatos, etc. Sobre a definição deste conceito, considere as afirmativas a seguir:

 

I - Assim como as culturas, as representações identitárias são homogêneas, marcadas por características únicas de determinada sociedade ou sujeito, que tornam semelhantes entre si.

II - Em termos conceituais, a identidade pode ser caracterizada pelos sentimentos de pertencimento (nós) e de alteridade (outro). Podemos nos identificar com o que é comum ou também com aquilo que é diferente.

III - Na América Latina, diversos autores têm se dedicado a discutir a relação entre identidade, nação e etnia, que refletem sobre a construção de identidades étnicas, regionais e nacionais, sempre marcadas pela diversidade e pluralidade de povos e culturas.

IV - Toda identidade é uma construção histórica: ela não existe sozinha, nem de forma absoluta, e é sempre construída em comparação com outras identidades. Assim, a convivência com o diferente faz com que as identidades se aflorem.

 

É CORRETO o que se afirma em:




  • III e IV, apenas.

  • I, II e III, apenas.

  • II e III, apenas.

  • II, III e IV, apenas.

  • I, II, III e IV.