Fatores linguísticos, culturais, ideológicos, por exemplo, contribuem para modular a relação do leitor com o texto, num arco extenso que pode ir desde a rejeição ou incompreensão mais absoluta até a adesão incondicional. Também conta a familiaridade que o leitor tem com o gênero literário, que igualmente pode regular o grau de exigência e de ingenuidade, de afastamento ou aproximação.
BRASIL. MEC/SEB. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006, v.1, p. 68.
Considerando o texto acima, é correto afirmar que os professores
devem adotar, no ensino médio, metodologias que privilegiem a história da literatura, porque é um conteúdo que deve ser compreendido em vista da proximidade do vestibular.
devem privilegiar, no ensino médio, o estudo de clássicos da literatura estrangeira, a fim de preparar os alunos para o ingresso na universidade.
devem enfatizar o estudo das obras que se ajustam às necessidades programáticas curriculares, dando ênfase à função didático-pedagógica da literatura.
devem adotar, no ensino médio, obras literárias tendo como referência o conteúdo programático a ser ministrado, favorecendo a aprendizagem necessária para o ingresso na universidade.
devem adotar metodologias que privilegiem o contato direto com o texto literário estabelecendo relações com outras áreas do conhecimento e com outros códigos e linguagens.