MECÂNICA DOS SOLOS I
Como se sabe, a passagem, pura e simplesmente, de uma máquina compactadora sobre a superfície de um aterro não é o suficiente para a compactação adequada do solo, pois essa só compacta uma camada relativamente fina. Tendo em vista esta condição, utiliza-se de diferentes rolos compressores para proceder com a compactação, em campo.
Com base no texto, assinale V para o que for Verdadeiro e F para o que for Falso:
( ) O rolo liso tem a vantagem de que a superfície de contato com o solo é pequena e, portanto, a compressão atinge pequenas profundidades.
( ) Os rolos lisos são usados em bases de estradas, em capeamentos e são indicados para solos argilosos, lançados em espessuras inferiores a 30 cm.
( ) O rolo pneumático é caracterizado pela pressão de área de contato com o solo, que depende da pressão de enchimento dos pneus e do peso do compressor.
( ) Os rolos pé-de-carneiro compactam camadas de geralmente 15 cm, com número de passadas variando entre 4 e 6, para solos finos, e de 6 e 8, para solos grossos.
( ) Os rolos pneumáticos podem ser utilizados em camadas de até 140 cm.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: