Ondas Sonoras são ondas mecânicas que vibram em uma frequência de 20 a 20.000 hertz (Hz), sendo normalmente perceptíveis pelo ouvido humano. O som é a sensação que sentimos, através da audição pela ação desse tipo de onda. Outra característica importante, a onda sonora necessita de uma meio para se propagar, seja gás, líquido ou sólido. Logo não é possível existir som no vácuo.
O fato de uma pessoa ouvir a conversa de seus vizinhos através da parede da sala quando o imóvel tem parede comum é um exemplo de reflexão de ondas sonoras.
A propriedade das ondas sonoras que permite aos morcegos localizar obstáculos e suas presas é denominada RVO - refração vibratória de onda.
O infrassom e ultrassom são ondas sonoras cujas frequências estão compreendidas entre a mínima e a máxima percebidas pelo ouvido humano.
A qualidade fisiológica do som que permite distinguir entre um piano e um violino, tocando a mesma nota, é chamada de timbre e está relacionada com a forma da onda.
A grandeza física que diferencia o som agudo, emitido por uma gaita, do som grave, emitido por uma tuba, é a amplitude da onda.