O DIREITO À SAÚDE E A EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL


Vários autores, classificam os princípios e diretrizes do SUS em duas vertentes: os Princípios Doutrinários e os Princípios Organizativos. Analise os princípios abaixo e identifique os Princípios Doutrinários com o número 1 (um) e os Princípios Organizativos com o número 2 (dois). Em seguida, escolha a sequência correta.
 

( ) Os serviços de saúde devem ser organizados por níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica e planejados a partir de critérios epidemiológicos com participação dos usuários. 
(  ) O ser humano deve ser entendido como um todo (um ser bio-psico-social) e não apenas como um somatório de órgãos e aparelhos, sendo importante, nesse contexto, a integração das ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde. 
(  ) A saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais, cabendo ao Estado assegurar este direito.
(   ) A sociedade deve participar da gestão do SUS. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde.
(  ) Reconhecer as diferenças nas condições de vida e saúde e nas necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve considerar e atender a diversidade.
(   ) Descentralização da gestão e das políticas da saúde no país, com gestão única em cada esfera de governo que deverão operar de forma sistêmica e articulada.
  
  A sequência correta é:

 




  • (2), (1), (2), (2), (1), (1)

  • (2), (2), (1), (2), (1), (1) 

  • (2), (1), (1), (2), (1), (2)

  • (1), (2), (1), (1), (1), (2) 

  • (1), (2), (1), (1), (2), (2)