ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA


Durante o governo Itamar Franco foi concebido um plano econômico que partia do diagnóstico de que a inflação brasileira possuía um forte caráter inercial. Esse plano dividia o ataque ao processo inflacionário em três fases. A segunda fase correspondia a um novo sistema de indexação que visava simular os efeitos de uma hiperinflação (indexação diária), sem passar por seus efeitos, e corrigir os desequilíbrios de preços relativos. Trata-se do seguinte conceito que foi introduzido no ambiente econômico da época.

Marque alternativa correta:

 




  • Âncora Cambial, instrumento geralmente utilizado nos casos de inflação acelerada ou de hiperinflação, em conjunto com outras políticas para estabilizar preços e controlar a desvalorização da moeda nacional.

  • Âncora Monetária, compromisso (legal ou não) assumido por autoridades monetárias de não emitirão moeda para cobrir eventuais déficits governamentais.

  • Fundo Social de Emergência, instrumento de política econômica que tem por função ajustar as despesas aos objetivos da política fiscal, fazendo um remanejamento de recursos públicos para atender áreas prioritárias.

  • Unidade Real de Valor, espécie de moeda paralela que converteu preços e valores em um novo padrão monetário, para tentar controlar a inflação da economia.

     

  • Gatilho de Preços e Salários, mecanismo pelo qual há reajuste automático dos salários cada vez que a inflação atinge certo patamar.