ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA


Como o propósito de tranquilizar o mercado e não provocar uma ruptura com o modelo anterior (de FHC), que apesar das dificuldades enfrentadas assegurou a estabilidade da economia, Antônio Palocci, então ministro da Economia do Governo Lula, em 2003, fez a seguinte declaração: não faremos um “cavalo de pau” em um transatlântico em  movimento.

Considerando a conjuntura econômica da época, e as expectativas do mercado em relação à nova equipe de governo, podemos afirmar que esta frase de Antônio Palocci, referia-se:

 

 




  • Utilização maciça dos créditos financeiros disponíveis do BNDES, destinando-os a compra empresas do setor privado, transformando-as em estatais.

     

  • Ao início de um grande processo de privatização no Brasil, com o financiamento do capital estrangeiro.

  • Ao compromisso do governo com a manutenção da Política Externa, e de aproximação com os países subdesenvolvidos. Além do Pagamento integral da dívida existente com o FMI.

     

  • Utilização maciça dos créditos financeiros disponíveis do BNDES, destinando-os ao financiamento de empresas privadas à compra empresas estatais.

     

     

  • Ao compromisso do governo em manter a política econômica do governo anterior: o tripé obtenção de superávit primário, regime de metas inflacionárias e regime de câmbio flutuante.