É do conhecimento geral que, por razões históricas, o Estado (governo) assumiu em inúmeros países de industrialização tardia, ou subdesenvolvidos, uma função central na promoção do desenvolvimento econômico, inclusive no Brasil. Tal função, permitiu em grande medida, que os Governos assumissem um papel importante no processo de industrialização das nações.
Sobre esta importante tarefa do Estado, analise as proposições a seguir e identifique aquela que que NÃO CONDIZ com a realidade econômica brasileira em seu processo de industrialização:
No Brasil, o Estado, para viabilizar o processo de industrialização, assumiu a incumbência de desenvolver o setor de bens intermediários e gerar a infraestrutura.
No início de 1980, podia-se afirmar que o Brasil havia atingido a condição de nação industrializada, todavia imersa em uma crise de endividamento externo.
O Estado brasileiro atuou no desenvolvimento do setor siderúrgico, da exploração do petróleo, do setor petroquímico entre outros.
As empresas estatais, no período do II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), conforme determinação governamental, só podia ter acesso aos créditos internos.
Nos anos de 1980, embora fossemos considerados nação industrializada, a economia brasileira enfrentou sérios problemas de inflação.