ESTADO E INSTITUIÇÕES


Após refletir sobre a especificidades da federação e da confederação, analise as afirmativas seguintes, identificando as proposições corretas.

I – Na Confederação não há relação direta e ostensiva com os cidadãos. O que existe é uma instituição simples de representação: a dieta, que representa os estados que assinaram o contrato pertencente à confederação. Na prática, a história nos mostra que as confederações se dissolveram, ou se transformaram, em um estado federal.

II – O estado federal é um governo comunitário que concorda em desistir de parte de suas competências em benefício do agrupamento que constitui. As entidades que compõem o estado federal têm um nome que varia de acordo com o país: os länders, os cantões, os estados federados, ou simplesmente estados (com letra minúscula).

III – Seja no Estado unitário, na federação, ou na confederação, o problema fundamental é o da centralização, e da descentralização, do poder. A distribuição da autoridade e da governabilidade é, sem sombra de dúvidas, o grande desafio dos Estados modernos (com sua diversidade étnica, social, política e ideológica).

IV – As unidades federativas têm aparências estatais, pois eles têm uma constituição, um governo, um parlamento, seus próprios tribunais; mas eles não têm soberania real, porque ela é reduzida e exercida dentro dos quadros estabelecidos pela constituição do estado federal.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:




  • III somente.

     

  • II; III e IV

  • I; II, III e IV.

  • IV somente.

  • I; II e III.