AMÉRICA CONTEMPORÂNEA: IMPERIALISMO E LATINIDADE


Leia com atenção:

 

Nesse sentido, a cultura popular, como um campo de práticas vivas, recriadas, reinventadas cotidianamente, travestidas de outras maneiras de fazer, constitui-se em uma fonte inesgotável de pesquisa para historiadores interessados nas táticas e nas astúcias das camadas mais pobres de nossa sociedade. (MACHADO, Maria Clara T. Cultura popular: um contínuo refazer de práticas e representações. In: História e Cultura: espaços plurais. Uberlândia: Asppectus, 2002, p. 342)

 

Nos últimos anos, a Cultura se tornou um importante campo de pesquisa para os historiadores. Considerando essa relação, analise as afirmativas a seguir:

 

I - A Cultura como campo de investigação permite ao historiador perceber as diversidades entre as sociedades e a própria mudança que se processa nelas através dos tempos. 

II - As formas de expressão cultural são práticas e representações de um mundo real, que foram construídas no cotidiano de lutas e transformações de cada sociedade. 

III - Por se tratar de um processo dinâmico a cultura permite ao historiador reconstituir através da narrativa e da memória o imaginário popular de determinada sociedade.

 

É CORRETO o que se afirma em:




  • I, apenas.

  • I e II, apenas.

  • I e III, apenas.

  • I, II e III.

  • III, apenas.