ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM ADMINISTRAÇÃO


(ENADE 2018 – Adaptada) Leia com atenção o fragmento de texto a seguir.

Desde os anos 2000, a área de Marketing foi repensada a partir do conceito de marketing sustentável. Do ponto de vista gerencial, trata-se, na verdade, de um complemento do conceito mais antigo de marketing societal, que já era uma evolução do marketing orientado ao cliente, mas que colocou como variável relevante e complementar nas ações de marketing a necessidade de orientação ao interesse social. Tem-se, assim, uma repercussão em marketing dos imperativos de responsabilidade social, que evoluiu, com a sustentabilidade, para a visão mais ampla de responsabilidade socioambiental. Naturalmente, as boas iniciativas costumam vir acompanhadas de práticas destoantes, como é o caso dos discursos de responsabilidade ambiental sem suporte nas práticas reais. É o chamado greenwashing, que se materializa em práticas mentirosas, voltadas para a simpatia dos consumidores por práticas e discursos de sustentabilidade, alegando ações que efetivamente não correspondem à realidade das empresas. (COSTA, F. J. Marketing e sociedade. João Pessoa: Editora UFPB, 2015 (adaptado))

De acordo com o texto acima e com base nos seus estudos sobre Qualidade, Marketing e Pessoas, é correto afirmar que:




  • as práticas destoantes evidenciadas pelo discurso em prol da sustentabilidade, sem a evidência de ações concretas, estão alinhadas com os princípios da Qualidade Total, uma vez que não é dever das organizações zelar pela sociedade, nem pelo meio ambiente.

  • o Marketing Sustentável, na prática, dispensa o envolvimento dos colaboradores, dos parceiros da organização e de pessoas da comunidade, uma vez que o seu planejamento e a sua operacionalização se dão tão somente entre os seus gestores, ou seja, entre os membros da alta administração.

  • as práticas destoantes evidenciadas pelo discurso em prol da sustentabilidade, sem a evidência de ações concretas, ajudam a promover a imagem da empresa no mercado, o que facilita a prospecção e a fidelização de clientes.

  • o conceito de Marketing Sustentável está alinhado aos princípios da Qualidade Total, uma vez que o papel da organização é promover a satisfação de seus clientes, o que inclui compradores, colaboradores e, de modo maior, a sociedade onde ela está inserida.

  • o conceito de Marketing Sustentável é um modismo que deve ser duramente combatido pelas organizações, uma vez que a criação e a manutenção de programas sociais e ambientais são caros e não trazem qualquer retorno, nem financeiro, tampouco mercadológico.