AMÉRICA CONTEMPORÂNEA: IMPERIALISMO E LATINIDADE


Na América Latina os processos de integração e regionalismo tem, em cada caso, características próprias que respondem à necessidade de adequação às especificidades do momento histórico a que pertencem. Considerando esse cenário, analise as afirmativas a seguir sobres os aspectos que distinguem os “velhos” dos “novos regionalismos”:

 

I - A primeira onda de regionalismos ocorre entre as décadas de 1950 e 1960, no contexto imediato pós-Segunda Guerra e da formação do mundo bipolar, visando o estabelecimento de relações de solidariedade.

II – Após a década de 1970, houve o declínio da primeira onda regionalista, algumas organizações instituídas continuam existindo, mas com atividade restrita e relegada ao discurso político.

III – Os novos regionalismos, criados após a década de 1990, tiveram por objetivo principal o fortalecimento econômico e a cooperação regional com a criação de microeconomias protecionistas.

IV – No atual século XXI, surgiu o chamado “regionalismo estrutural”, como alternativa de organização do poder frente às demandas emergentes de transformações sociais e econômicas.

 

É correto o que se afirma em:




  • I, II, III e IV.

  • I, II e IV, apenas.

  • I e II, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I e IV, apenas.