LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO II


O texto dissertativo-argumentativo estrutura-se de forma que possa transmitir, a partir de um tema, informações e opiniões do seu produtor. Para isso, a sua produção requer conhecimento acerca do assunto e estruturação de um plano com introdução, desenvolvimento e conclusão. Para as autoras Abaurre e Pontara (2007, apud FREITAS, 2018), a dissertação: [...] é um texto que se caracteriza por analisar, explicar, interpretar e avaliar os vários aspectos associados a uma determinada questão. A finalidade da dissertação, portanto, é explicitar um ponto de vista claro e articulado sobre um tema específico. Em alguns casos, além da análise cuidadosa e detalhada de um tema, espera-se que o texto também apresente os argumentos para a defesa de um ponto de vista.

 

Diante dessas reflexões, assinale a alternativa correta.

 

 




  • A estruturação do texto dissertativo deve conter, no mínimo, seis parágrafos e um título de, pelo menos, 2 linhas.

  • Os argumentos desenvolvidos no texto dissertativo devem explicitar apenas um foco do tema escolhido pelo produtor textual.

  • O texto dissertativo necessita de uma organização que se centraliza na clareza da conclusão, parte mais importante dele.

  • O texto dissertativo argumentativo deve ser organizado, a partir de um planejamento focado no tema, pois esse deve assegurar a clareza dos argumentos que tentarão convencer o leitor.

  • O encadeamento dos argumentos, no texto dissertativo expositivo, não depende especificamente do tema proposto pelo autor.