LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO II


Para responder a esta questão, observe o conceito de Koch e Travaglia (1996 apud Fabri, 2018 ) sobre coerência: “a coerência está diretamente ligada à possibilidade de sentido do texto [...], devendo ser entendida como um princípio de interpretabilidade, inteligibilidade e unidade[...].”

 

Sendo assim, podemos afirmar que o texto pode ser construído a partir de signos verbais como palavras, frases ou de signos não verbais como imagens, fotos, gestos.

 

Assinale, considerando as afirmações anteriores, a alternativa que explica o conceito de coerência textual.

 

 

 

 




  • A compreensão de um texto depende de diferentes princípios como a interpretabilidade, a coesão, a inteligibilidade e a unidade. Esses princípios são fundamentais para o estabelecimento da coerência apenas em textos não verbais.

  • Para estabelecer a coerência textual, o autor do texto deve estar atendo aos princípios que ajudam a produzir um texto compreensível. Esses princípios estão ligados, somente, ao uso da norma padrão, registrada nas gramáticas tradicionais.

  • Para interpretar um texto é fundamental que o interlocutor (ouvinte/leitor) recupere o significado do que escuta ou lê, em um contexto significativo, tendo como suporte somente sequências linguísticas.

  • Para que um texto tenha sentido é necessário que o seu produtor esteja atento aos princípios da coerência textual. Esses princípios dizem respeito somente a textos históricos e produzidos na língua culta.

  • Para compreender o texto é necessário que o interlocutor (ouvinte/leitor) recupere o sentido do que escuta ou lê e interprete-o; é fundamental que o entenda a partir de uma situação interativa e que observe a harmonia das relações construídas pelo locutor (escritor/falante).