LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO I


Segundo Mamede e Freitas (2019), as orações subordinadas adjetivas - assim se denominam as orações que exercem a função sintática própria da classe de palavras do adjetivo ou de palavras de natureza adjetiva. Essa função sintática é o adjunto adnominal.

 

Portanto, oração subordinada adjetiva é a que exerce a função sintática de adjunto adnominal de um termo de núcleo substantivo da oração principal.

 

Por exercer apenas uma função sintática (adjunto adnominal), a oração subordinada adjetiva não possui subdivisão decorrente de funções sintáticas, como ocorre com as orações subordinadas substantivas. A classificação dupla das orações adjetivas (restritivas e explicativas) é de natureza semântica, isto é, decorre do significado das orações nos respectivos contextos.

 

Partindo desse pressuposto, observe as construções a seguir:

 

I. O leite que está na jarra azul precisa ser fervido.

II. O leite, que é ingrediente indispensável na alimentação, deve ser sempre submetido a um controle sanitário rigoroso.

 

A respeito dessas duas orações, é possível afirmar que.




  • A primeira oração é um caso de uma oração subordinada adjetiva explicativa e, em dois, temos uma oração subordinada adjetiva restritiva.

  • Na primeira oração, estamos falando de leite em geral. Por isso, podemos classificar a oração como subordinada adjetiva explicativa.

  • A primeira oração é um caso de uma oração subordinada adjetiva restritiva e, em dois, temos uma oração subordinada adjetiva explicativa.

  • Em ambos os casos temos sentenças adjetivas com valores indicados pelo pronome relativo, que exerce a função de modificador de toda a oração.

  • Na segunda oração, estamos falando de leite em geral. Por isso, podemos classificar a oração como subordinada adjetiva restritiva.