ORÇAMENTO PÚBLICO


A contabilidade pública é uma importante ferramenta de controle, registro e demonstração dos fenômenos contábeis. Essas atividades podem ser consideradas fundamentais para plena gestão das finanças públicas.  No período que vai, desde a Proclamação da República, até a primeira metade do século XX, ocorreram substanciais mudanças nas normas e padronizações contábeis, com o intuito de melhorar a eficiência na utilização dos recursos públicos.

Sobre os fatores que contribuíram para a evolução da contabilidade pública no Brasil, analise as afirmativas abaixo:

 

I) A Reforma do Sistema de Contabilidade Pública do Estado de São Paulo ocorreu em meados do ano de 1905 e deu início à racionalização da contabilidade pública no país.

II) Ao longo desse período foi aprovada a Lei 4.320, de 1964, que permitiu a padronização dos elementos de receita e despesa pública.

III) A aprovação do Código de Contabilidade da União em 1922 viabilizou o processo de orientação e fiscalização centralizado pelo Ministério da Fazenda.

IV) No ano de 1947 foi criado o primeiro curso de pós-graduação em contabilidade pública na Universidade de São Paulo, dando início a um processo de criação de conhecimento  e disseminação de informações da área.

 Assinale a alternativa que mostra a (s) afirmativa (s) correta (s):




  • Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • Apenas a afirmativa III está correta

  • Apenas a afirmativa I está correta.

  • Todas as afirmativas estão corretas.

  • Apenas as afirmativas I e III estão corretas.