Sobre as quatro categorias (ou impulsões primárias) do lúdico, descritas pelo sociólogo francês Roger Caillois, analise as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:
Fantasia não significa necessariamente disputa com outro. Pode ser uma disputa consigo mesmo: ser melhor do que a última vez.
A competição é outro recurso motivador do qual a escola usa e abusa. Superar o outro, eis a motivação. E competir com o outro não significa necessariamente aprender a esmagá-lo. Situar-se em relação aos outros é uma oportunidade para estabelecer desafios para si próprio.
Ao contrário da competição, em que exigem controle e disciplina, a vertigem se exercita a capacidade de se deixar levar, de perder o controle e correr riscos em segurança tão necessária ao futuro homo faber.
As quatro grandes motivações para toda e qualquer diversão são: a aventura, a competição, a vertigem e a fantasia.
Aventura é igual à descoberta, à revelação de um mistério. Nada recompensa mais o viajante que o belo cenário que repentinamente se lhe descortina. Aventura também é igual à novidade. A experiência Lúdica da aventura tem por base a curiosidade, sendo, pois, uma forte motivação para o desenvolvimento da inteligência abstrata e da inteligência prática.