TEORIAS LINGUÍSTICAS


Segundo Dias et al. (2010), os estudos sobre a linguagem passaram por três grandes momentos:

 

1) desde a tradição gramatical dos gregos até por volta do século XX, quando começa a ascender a teoria estruturalista proposta por Saussure.

2) a partir das ideias de Saussure até meados de 1960, quando a reflexão em relação à língua e a sociedade se fortaleceu, sendo que a língua é vista como instrumento de comunicação.

3) a partir de 1960 até os dias de hoje, a língua deve ser considerada como forma de interação do indivíduo com o contexto comunicativo inserido.

 

Esses três grandes momentos refletem às três concepções de linguagem. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as três concepções de linguagem.

 




  • Linguagem como expressão do pensamento, linguagem como instrumento de comunicação e linguagem como processo de interação.

  • Linguagem como processo de interação, linguagem como instrumento de comunicação, linguagem como representação de estruturas frasais.

  • Linguagem como manifestação fonética, linguagem como instrumento de comunicação, linguagem como manifestação fonológica.

  • Linguagem como processo de interação, linguagem como estrutura formal, linguagem como estrutura superficial.

  • Linguagem como expressão do pensamento, linguagem como instrumento de comunicação, linguagem como manifestação fonética.