LITERATURA BRASILEIRA


Texto I

 

CAPÍTULO PRIMEIRO / ÓBITO DO AUTOR

 

Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.

 

(...) Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. 

 

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ed. Moderna, 1999. P. 10.

 

Texto II

 

Porquinho-da-Índia

Quando eu tinha seis anos

Ganhei um porquinho-da-índia.

Que dor de coração me dava

Por que o bichinho só queria estar debaixo do fogão!

Levava ele pra sala

Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos

Ele não gostava:

Queria era estar debaixo do fogão.

Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...

O meu porquinho-da-índia foi minha primeira namorada.

 

 

 

BANDEIRA M. Libertinagem & Estrela da manhã. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000, p. 36.

 

Sobre os textos acima, é correto dizer que:





  • Utilizam temática do cotidiano e a linguagem que se aproxima da prosa, que são características da estética do Modernismo.

  • Apresentam características da estética do Realismo (texto I) , e Arcadismo (Texto II).

  • O texto I está em consonância com o Modernismo, o que se comprova pela falta de elementos românticos e também pela ironia presente no mesmo. Já o texto II está em consonância com a estética do Realismo, pois apresenta versos livres e com linguagem que se aproxima da prosa, características pertinentes a esse estilo literário.

  • O texto I está em consonância com o realismo, o que se comprova pela falta de elementos românticos e também pela ironia presente no mesmo. Já o texto II está em consonância com a estética do Modernismo, pois apresenta versos livres e com linguagem que se aproxima da prosa, características pertinentes a esse estilo literário.

  • Afastam-se da estética do Modernismo, pois apresentam distanciamento temporal: o eu lírico, no texto I, rememora a infância e, no texto II, foca-se no presente.