METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA


Com a evolução dos estudos linguísticos, a reflexão em torno das concepções de linguagem influenciou o modo de pensar o ensino da língua materna. Cada concepção de linguagem condiciona uma forma de considerar a linguagem. e em cada uma delas está implícita uma ideologia.



Leia a afirmativas a seguir, analisando as relações entre as concepções e suas relações com o ensino de língua materna.

 

I- O ensino da língua pautado na linguagem como expressão do pensamento está afinado aos ideais da gramática tradicional, enfatizando os estudos tradicionais da língua, os conceitos, as classificações, a ortografia.  Nessa concepção, temos como ideologia a representação do mundo por meio da linguagem, desconsiderando o meio social do sujeito. 

 

II- O ensino da língua pautado na concepção da linguagem como instrumento da comunicação, considera a língua como um código (conjunto de signos que se combinam segundo regras), por meio do qual se transmite alguma informação. Está relacionada aos estudos estruturalistas e à teoria da comunicação.

 

III- O ensino da língua pautado na concepção da linguagem como interação, enfatiza o texto como unidade de ensino. No entanto, desconsidera o contexto das interações. A mensagem é transmitida por um código a outro sujeito. Quem fala, na verdade, é um sujeito anônimo, socialmente falando.

 

Considerando as três grandes correntes dos estudos linguísticos, estão CORRETAS as alternativas contidas em:




  • II e III, apenas.

  • I, apenas. 

  • I e II, apenas.

  • III, apenas.

  • I e III, apenas.