DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS À ANTIGUIDADE


A atenção sobre a África tem aumentado. O que pode ser visto no samba-enredo da Escola de Samba União Imperial – São Paulo(SP) no ano 2000. Leia atentamente a letra da música:

  “Mãe África”

 Ecoa no mar

Lamento triste dos tumbeiros
Chora mãe África,
Os filhos arrancados dos teus seios

São reis nativos guerreiros
Plantam o chão brasileiro
No peito uma esperança... liberdade
Espalham crenças e cantos
A porta é a Vila de Santos
Mudando o coração desta cidade

Abre a roda é capoeira
Da rasteira vem o tombo
Bate a mão no couro, negro
Tem batuque no quilombo

Reza pandemônio e oração
São Gonçalo é devoção
O profano e o sagrado, chega enfim a abolição
Tudo é comemoração nosso povo é libertado

Do verde das matas ao rosa da flor
Tem gafieira nos salões que esplendor
De quilombola, a rei da bola
Virei artista, virei doutor

Tão linda miscigenação ...União
Quinhentos anos tradição ... Imperial
Minha razão de ser feliz é muito axé
Nossa raiz tem muita força, Marapé.

 

A partir de seus conhecimentos e da letra do samba-enredo, é possível afirmar que:

 

I – Um significativo contigente de africanos veio para o Brasil e aqui fundou muitas cidades como a cidade de Santos, no litoral paulista.

II – Os africanos que aportaram em terras brasileiras trouxeram inúmeros aspectos culturais como a crença nos orixás.

III – Os cativos africanos foram arrancados da África de maneira brutal, num processo doloroso, sendo obrigados a deixar seus hábitos e costumes.

IV – Os africanos não resistiram ao processo de destruição de sua cultura e escravização, porque a saída da África representava liberdade e fim dos conflitos tribais.

V – A miscigenação racial no Brasil foi contribuiu com a formação de inúmeras características culturais vistas na religião, na música, na dança.

 

Estão corretas as alternativas contidas em:

 




  • I e II apenas

  • II, III e V apenas

  • III e V apenas

  • I, II, III, IV e V 

  • I e  IV