COMPETÊNCIA E HABILIDADES NAS ORGANIZAÇÕES


Conforme a leitura e estudo do capítulo “Modelo de gestão de pessoas por competências”. Em relação a Gestão de pessoas por competências, quais os motivos para o seu surgimento, a forma (como) e quando passaram a ser tendência na atualidade:

 

Analise as afirmativas e assinale com V – verdadeira e F – falsa conforme a seguir.

 

(  ) Em 1973 teve início os estudos sobre o modelo de competências aplicado a gestão com David McClelland, com ênfase nos aspectos comportamentais, defendeu a invalidade dos testes de aptidões e inteligências aplicados aos estudantes, pois esses não previam o sucesso fora do ambiente escolar quanto ao desempenho futuro.

( ) O estudo das competências no mundo empresarial teve como precursor Richard Boyatizis, que definiu as competências como um estoque de conhecimentos habilidades e atitudes que permitem ao indivíduo alcançar resultados diferenciados.

( ) Na década de 1980, devido a industrialização, as empresas foram pressionadas a se adaptarem e reformularem seus processos, tendo como pilares para decisões a qualidade, a valorização do indivíduo e a expansão da capacidade produtiva.

( ) Como resposta para mudanças significativas, foram necessários programas de investimento em pessoas e a implantação de novas ferramentas de gestão de pessoas.

( ) Os avanços tecnológicos e o alto nível de qualificação para os cargos, também contribuiu para as novas exigências para empresas, devido a previsão do aumento do desemprego.

( ) Exige-se profissionais com habilidades de raciocínio, comunicação e preparo para resolução de problemas, em que a formação de competências torna-se essencial para se manter no mercado de trabalho.

( ) As empresas passaram a atuar num ambiente organizacional competitivo, ajustando a gestão as tendências e pressões do mercado.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.




  • V – V – F – V – F –F – F 

  • V – F – F – F – F – F – V 

  • V – V – V – V – V –V – V 

  • V – F – V – V – F –V – V 

  • V – V – V – F – V –F – F