LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOSSINTAXE


Analise as afirmações a seguir, as quais se referem à morfossintaxe do nome.

 

I. Dependendo da posição do adjetivo, poderá haver mudança de sentido na sentença. Por exemplo, o sintagma nominal “bonito papel” poderá se referir, entre outras coisas, à bela atuação de um ator em uma peça teatral. Já o sintagma nominal “papel bonito”, há referência à beleza de uma folha de papel propriamente dita.

 

II. As palavras pertencem a uma determinada classe. Assim, temos substantivos, adjetivos, advérbios, e assim por diante. Uma palavra que pertence a uma classe, evidentemente não poderá pertencer a outra.

 

III. Em relação aos pronomes, estes podem exercer função de adjetivo se estiverem acompanhando um substantivo, determinando-o. Assim, temos pronomes substantivos e pronomes adjetivos. Os pronomes substantivos são aqueles pronomes que assumem na sentença o valor de um substantivo.

 

IV. Na morfossintaxe, podemos dizer que uma palavra somente poderá ser classificada de forma satisfatória quando estiver inserida na sentença, já que um adjetivo poderá, dependendo do caso, assumir valor de substantivo, um advérbio assumir valor de adjetivo, e assim por diante.

 

 

Estão CORRETAS as afirmações contidas em:




  • I, III e IV, apenas.

  • II e III, apenas.

  • II, III e IV, apenas.

  • I e IV, apenas.

  • I, II e III, apenas.