ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS


As populações das baleias jubarte são diversas, ocorrendo desde o hemisfério norte até o hemisfério sul, sendo divididas por sua vez em diversos outros estoques populacionais. Estas baleias possuem o costume de migrar margeando a zona costeira e devido a esta razão as tornou vulneráveis a caça, sendo que a intensidade se deu no início do século XIX e a primeira metade do século XX, levando esta espécie de baleia quase a extinção. Estima-se que na metade da década de 60 restavam apenas algumas centenas em todo o hemisfério sul. 

As baleias jubarte foram protegidas no ano de 1964, no hemisfério sul, quando por meio de acordos internacionais, a caça foi proibida, sendo que a partir deste momento os diferentes estoques iniciaram uma lenta recuperação de sua população, porém ainda são consideradas baleias ameaçadas de extinção. Pesquisas recentes de estimativa populacional demonstram que população de baleias jubarte encontra-se perto de 15.000 animais, sendo este valor representado por cerca de 10% do número original da população.

Fonte: Disponível em: http://www.infoescola.com/mamiferos/baleia-jubarte/. Acesso em: 12 set. 2016.

Figura: Baleia jubarte - Megaptera novaeangliae.

Fonte: Acervo do autor.

A baleia jubarte Megaptera novaeangliae, que significa “grandes asas” e “Nova Inglaterra”, local onde a espécie foi descrita pela primeira vez, está presente em todos os oceanos. Chega ao Brasil entre os meses de julho e novembro para se reproduzir nas águas quentes dos trópicos, e são animais que: 




  • possuem uma camada de gordura muito grossa sob a pele, o que impede que eles "percam" calor do corpo para o ambiente. 

  • possuem uma camada de gordura muito fina sob a pele, o que impede que eles "percam" calor do corpo para o ambiente. 

  • possuem uma camada de gordura somente na região caudal, o que impede que eles "percam" calor do corpo para o ambiente. 

  • possuem uma camada de gordura muito grossa sob a pele, o que impede que eles "ganhem" calor do corpo para o ambiente. 

  • possuem uma camada de gordura somente na região caudal, o que impede que eles "ganhem" calor do corpo para o ambiente.