ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS


O leão (nome científico: Panthera leo) é uma espécie de mamífero carnívoro do gênero Panthera e da família Felidae. A espécie não apresenta uma estação reprodutiva definida e pode se reproduzir a qualquer época do ano, sofrendo interferência do clima e da disponibilidade de alimento. Geralmente a fêmea se reproduz a cada dois anos e de preferência na estação das chuvas. A fêmea é poliéstrica, podendo entrar em estro em resposta à perda da ninhada por infanticídio ou em conjunto com outras fêmeas do bando. O estro dura entre 4 a 7 dias e possui um intervalo de poucos dias até um ano.

Fonte: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%A3o. Acesso em: 15 set. 2016.

Figura: Leão - demonstra grande variação morfológica, que é particularmente acentuada no tamanho, na cor e espessura da pelagem.

Fonte: Acervo do autor.

Considerando as informações do texto acima e as características morfofisiológicas da Classe Mammalia (VIDE Figura), assinale a alternativa CORRETA.




  • O leão é um animal carnívoro, possui sistema digestório completo, coração dividido em três cavidades, respiração pulmonar e fecundação interna.

  • O leão é um animal carnívoro, possui sistema digestório completo, coração dividido em três cavidades, respiração pulmonar e cutânea, e fecundação externa.

  • O leão é um animal herbívoro, possui sistema digestório completo, coração dividido em três cavidades, respiração pulmonar e fecundação externa.

  • O leão é um animal exclusivamente herbívoro, possui sistema digestório completo, coração dividido em quatro cavidades, respiração pulmonar e fecundação interna.

  • O leão é um animal carnívoro, possui sistema digestório completo, coração dividido em quatro cavidades, respiração pulmonar e fecundação interna.