ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS


Em geral, entre as aves, tende a existir uma correlação entre o tamanho do corpo e o tamanho dos ovos...!

Os beija-flores produzem os menores ovos e o avestruz, os maiores. Entretanto, os ovos das espécies, cujos filhotes eclodem em estágios avançados de desenvolvimento, geralmente são maiores que os de outras espécies, de tamanhos semelhantes, cujos filhotes dependem inteiramente de seus pais, quando nascem. Os ovos das aves, que fazem seus ninhos em buracos, geralmente, são brancos ou esbranquiçados. A maioria das aves, mas não todas, que fazem ninhos abertos, tendem a ter ovos coloridos. Os ovos podem ter uma cor única ou serem decorados com manchas, pintas ou linhas. Entre as aves, que incubam seus próprios ovos, um dos adultos mantém-se presente em quase todos os instantes para manter os ovos aquecidos, com exceção da ordem dos Procellariformes. Algumas destas espécies oceânicas, como a procelária, podem deixar os ovos sozinhos por até uma semana, sem que o embrião morra. Parece que isto é uma adaptação à vida oceânica, onde a busca de alimento pode dar-se a uma distância considerável do ninho, e os fatores climáticos podem impedir o pronto retorno ao ninho. A negligência deste tipo pode prolongar o período de incubação, proporcionalmente ao número de dias em que os ovos foram negligenciados.

Figura: Beija-flor - representante do Phylum Chordata.

Fonte: Acervo do autor.

Considerando as informações do texto acima e as características fisiológicas, comportamentais e adaptativas da Classe Aves, analise as afirmativas a seguir.

I) Nas aves aquáticas, é bem desenvolvida a glândula uropigiana, que é capaz de produzir uma secreção formada por substâncias lipídicas. Essa secreção permite que esses animais fiquem com as penas impermeabilizadas, após um mergulho, por exemplo.

II) Os ovos das aves, que fazem seus ninhos em buracos, geralmente, são brancos ou esbranquiçados. Os beija-flores produzem os menores ovos e os avestruzes, os maiores.

III) Diferentemente da grande maioria dos cordados, as aves não possuem dentes. O bico córneo está adaptado à dieta de cada espécie, é usado na alimentação, mas não substitui os dentes.

IV) Além das aves apresentarem uma percepção visual acurada para objetos próximos, muitas espécies, principalmente as aves de rapina, possuem uma visão notável para objetos distantes. A águia e o grande falcão dependem muito desta capacidade para procurar a presa que, muitas vezes, está a uma distância longa.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:  




  • II, apenas

  • I e IV, apenas

  • I, II e III, apenas

  • I, II, III e IV

  • II, III e IV, apenas