GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre a importância e aplicações da hidrologia no manejo ambiental.
A História da hidrologia é relativamente recente, tendo se desenvolvido, basicamente, no século XX, devido à necessidade de construção de grandes obras hidráulicas. Mas, a preocupação humana com os fenômenos hidrológicos é anterior a Cristo, remontando ao Antigo Egito e à Mesopotâmia. Acerca do assunto, leia e julgue as assertivas abaixo:
I) Para o filósofo grego Aristóteles, que considerava os rios serem alimentados pelas águas pluviais, a maior dificuldade era compreender a origem das águas subterrâneas. Ainda no século XVII não se acreditava que as águas das nascentes pudessem ser originadas das chuvas.
II) Havia dois motivos principais para a resistência em se conceber a relação entre as águas pluviais e o abastecimento das águas subterrâneas. Acreditava-se que as chuvas eram insuficientes, e também que a terra era demasiadamente impermeável para a infiltração e percolação.
III) Desde a Grécia Antiga os filósofos já supunham que o reabastecimento das águas dos reservatórios dependia de recarga, e que esta deveria ter origem em um ciclo, e não em uma fonte inesgotável. Assim, os gregos postularam o ciclo hidrológico.
É correto o que se afirma em: