ESTUDOS GRAMATICAIS


Leia o poema a seguir de Roseana Murray para responder esta questão.

 

 

Atenção! Compro gavetas,

compro armários,

cômodas e baús.

Preciso guardar minha infância,

os jogos de amarelinha,

os segredos que me contaram

lá no fundo do quintal.

Preciso guardar minhas lembranças,

as viagens que não fiz,

ciranda cirandinha

e o gosto de aventura

que havia nas manhãs.

Preciso guardar meus talismãs

o anel que tu me deste,

o amor que tu me tinhas

e as histórias que eu vivi.

 

Fonte: Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004677.pdf> Acesso em 13 jul 2017.

 

 

Esse poema pode ser considerado um “classificado poético”, pois tem a finalidade comunicativa de anunciar a compra de alguns móveis e objetos para que o interlocutor guarde alguns sentimentos que estão se perdendo pela influência do tempo cronológico.

 

A partir disso, analise as afirmativas que seguem e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

 

(   ) O locutor tem a necessidade de guardar as brincadeiras, por exemplo e, para isso, utiliza-se dos pronomes possessivos para indicar essa necessidade.

(   ) O locutor procura, insistentemente, comprar móveis, como gavetas, armários, baús, pois vê que as histórias que viveu estão ficando para trás.

(   ) Os pronomes possessivos foram utilizados como valore afetivo, acentuando sentimentos da sua infância e que não voltam mais.

(  ) A relação entre os sentimentos da infância e a vontade de comprar objetos não se relacionam, pois o locutor quer mostrar, com o poema, somente a vontade de relembrar o passado.

 

A alternativa que completa corretamente é:




  • V, V, V, V.

  • F, V, F, V.

  • F, V, V, F.

  • V, V, V, F.

  • F, F, F, V.