DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO


No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, publicada logo após a promulgação da Declaração de Salamanca, representou muitos avanços em prol da Educação Inclusiva. Dentre esses destacamos uma nova compreensão da Educação Especial. Assim a partir da promulgação da LDB podemos afirmar que a Educação Especial é:

 Marque V para alternativas verdadeiras e F para alternativas falsas:

(  ) Uma modalidade transversal de ensino, transversalizando todos os níveis de ensino, desde a Educação Básica até o Ensino Superior.

(  ) Uma modalidade transversal de ensino responsável pela oferta de serviços e recursos necessários para inclusão escolar de um público específico, definido pela Política Nacional de Educação Especial –  PNEE (2008).

(  )  Uma modalidade transversal de ensino comprometida com a inclusão escolar de estudantes com deficiências, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação.

(  ) Campo de conhecimento sobre as especificidades de seu público e sobre os recursos e adequações específicos para cada caso, e tem seus conhecimentos incorporados em disciplinas e/ou módulos específicos nos cursos de formação inicial e continuada dos profissionais da educação.

(  ) Sistema de ensino especial destinados aos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais.

Marque a sequência correta:




  • V, V, F, V, F

  • V, V, V, V, V

  • V, V, F, F, F

  • F, F, F, V, V

  • V, V, V, V, F