PRÁTICA DE BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL


Estruturalmente, as proteínas se organizam em quatro diferentes níveis, cada um apresentando um aspecto tridimensional diferente que implica nas suas diferentes interações intramoleculares. Essas quatro diferentes formas recebem o nome de “estrutura” e são as seguintes: primária, secundária, terciária e quaternária. Abaixo estão representadas as estruturas terciária e quaternária das proteínas. Julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente.

 

 

(___) Estrutura terciária raramente as proteínas permanecem em sua estrutura secundária (alfa hélice ou beta folha). A maioria delas adquire formas tridimensionais complexas, denominadas estruturas terciárias (Figura 24A).

(___) Durante o enovelamento da cadeia peptídica, para dar origem à estrutura terciária, novas pontes de hidrogênio, algumas interações iônicas e hidrofóbicas começam a se formar entre as próprias partes da cadeia proteica. Além disso, uma nova força surge: a ligação ou ponte dissulfeto.

(___) A ligação dissulfeto consiste na união covalente entre resíduos de aminoácido que contém enxofre (aminoácidos metionina e/ou cisteína). A partir da formação da estrutura terciária, as proteínas passam a exercer sua real função na célula, como é o caso, por exemplo, da lisozima (enzima que degrada a parede bacteriana, presente na lágrima), ou algumas proteínas estruturais da membrana celular.

(___) Algumas estruturas proteicas possuem mais de uma cadeia de proteína. Na estrutura quaternária duas ou mais moléculas proteicas, também chamadas subunidades, associaram -se para formar dímeros, trímeros e até aglomerados maiores que podem ser constituídos por unidades idênticas ou diferentes (Figura 24B).

(___) O exemplo mais conhecido de uma estrutura quaternária é o da hemoglobina, na qual as interações hidrofóbicas, as pontes de hidrogênio e as interações iônicas ajudam a manter as quatro subunidades proteicas juntas, formando uma molécula funcional. No caso das proteínas com estrutura quaternária, a retirada de uma das subunidades compromete o funcionamento da proteína como um todo.




  • V, V, V, V, V.

  • V, F, V, V, V.

  • V, V, V, F, F.

  • V, V, F, F, V.

  • V, V, V, F, V.