LITERATURA INFANTOJUVENIL


Leia o trecho de Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, narrado pelo próprio Robinson, e assinale a alternativa incorreta.

 

 Sendo o terceiro filho da família, e sem formação em nenhum ofício, desde muito cedo minha cabeça começou a se encher de pensamentos errantes. Meu pai, que era muito idoso, deu-me a devida quantidade de instrução, até onde geralmente chega a formação em casa e numa escola gratuita de província, e me destinava ao Direito; mas a mim não me satisfaria nada menos que seguir para o mar, e essa minha inclinação me opôs com tanta energia à vontade, ou melhor, às ordens do meu pai, e a todas as admoestações e persuasões da minha mãe e outros amigos, que parecia haver algo de fatal naquela propensão da Natureza, conduzindo diretamente à vida de infortúnios que mais adiante haveria de me caber.

 

DEFOE, Daniel. Robinson Crusoé (Locais do Kindle 607-612). Penguin-Companhia. Edição do Kindle.

 

 




  • Nessa passagem, percebe-se um indício dos infortúnios que vão acontecer na vida do protagonista Robinson, dando força para a hipótese de errância anunciada em seus “pensamentos errantes”.

  • O naufrágio do personagem Robinson Crusoé e sua instalação em uma ilha podem ser entendidos como que prenunciados nessa passagem, especialmente nos trechos “mas a mim não me satisfaria nada menos que seguir para o mar” e “parecia haver algo de fatal naquela propensão da Natureza”.

  • Há evidências, no trecho, de que o personagem se mostra tipicamente um adolescente e, decorrente disso, pela associação do jovem leitor com a narrativa, tal romance se tornou um clássico da literatura infantojuvenil.

  • A não adequação do filho aos desejos do pai, que consistia na educação formal, o Direito, e na adoção de carreira mais previsível, provoca o conflito na narrativa, que se desenvolve seguindo uma espécie de chamado da “Natureza” por parte daquele personagem. 

  • O romance Robinson Crusoé pode ser entendido como uma obra que a princípio não se destinava exclusivamente ao público infantojuvenil, mas que foi ganhando o interesse de tal público ao longo dos séculos.