LITERATURA INFANTOJUVENIL


O trecho abaixo foi retirado da obra História social da criança e da família, do francês Philippe Ariès.

 

 

 

“A família começou então a se organizar em torno da criança e a lhe dar uma tal importância, que a criança saiu de seu antigo anonimato, que se tornou impossível perdê-la ou substituí-la sem uma enorme dor que ela não pôde mais ser reproduzida muitas vezes, e que se tornou necessário limitar seu número para melhor cuidar dela.” (ARIÈS, 1981, p. 6)

 

A partir da noção de infância e dos desdobramentos que ela implicou, assinale a alternativa incorreta.

 

 




  • O escritor tem o papel decisivo nesse embate entre a visão adulta que prevalece diante do universo infantojuvenil, cabendo a ele a produção de obras que não sejam da ordem do doutrinamento, mas da ordem da criação e da afirmação do poder das palavras.

  • A atenção voltada para o universo infantojuvenil é, no entanto, tocante apenas ao plano simbólico, uma vez que à criança não é dado de fato o poder de ação e de escolha.

  • A respeito do desenvolvimento de campos relacionados ao universo infantil, pode-se assinalar a presença massiva do brinquedo, do livro infantojuvenil, da psicologia infantil e da pediatria.

  • A literatura infantojuvenil participa desse aspecto paradoxal da ascensão da noção de criança e do jovem ao centro da atenção: ao mesmo tempo que é dada relevância a esse público, ele é apenas destinatário das produções realizadas por adultos.

  • A escalada em importância do universo infantojuvenil não implicou precisamente o desenvolvimento de uma literatura criada especificamente para esse público.