Os ácidos e as bases são eletrólitos e podem ser classificados de acordo com a sua força, que se refere ao grau de dissociação e/ou ionização em meio aquoso. A teoria da dissociação de Arrhenius define:
Uma base como uma substância que produz íons H+ como único cátion e um ácido como uma substância que produz íons OH- como único ânion, quando dissolvidos em água.
Um ácido como uma substância que produz íons OH- como único cátion e uma base como uma substância que produz íons H+ como único ânion, quando dissolvidos em água.
Um ácido como uma substância que produz íons H+ como único ânion e uma base como uma substância que produz íons OH- como único cátion, quando dissolvidos em água.
Um ácido como uma substância que produz íons H+ como único cátion e uma base como uma substância que produz íons OH- como único ânion, quando dissolvidos em água.
Um ácido como uma substância que produz íons H+ como único cátion e uma base como uma substância que produz íons OH- como único ânion, quando dissolvidos em qualquer solvente.